2023 está na reta final e, para quem curte feriadão, o ano foi bom: foram 9 feriados nacionais com emenda, porque caíram em quinta, sexta ou segunda-feira.
As notícias para 2024, no entanto, não são tão animadoras assim… haverá menos feriados prolongados no ano que vem… aliás, bem menos!
De nove feriados nacionais, só três possibilitam emenda com o fim de semana: o Confraternização Universal, no dia 1° de janeiro, uma segunda-feira, o da Paixão de Cristo, em 29 de março, que cai numa sexta-feira, e o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, que também será uma sexta-feira.
O resto, ou cai na quarta-feira, meio da semana, e, portanto, sem possibilidade de esticar, como é o caso de primeiro de maio, Dia do Trabalho, e Natal, ou cai no fim de semana: o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, será um domingo; os de 7 de setembro: Independência do Brasil, 12 de outubro: Dia de Nossa Sra. Aparecida, e 2 de novembro: Finados, serão no sábado.
Mas a notícia melhora um pouquinho se a gente considerar os pontos facultativos nacionais
Não é para todo mundo, mas grande parte dos trabalhadores se beneficia,
As datas que são consideradas pontos facultativos permitem, no ano que vem, emenda com o fim de semana. O Carnaval, incluindo a Quarta-feira de Cinzas, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, e Corpus Christi, em 30 de maio, uma quinta-feira.
E, para os servidores públicos, ainda tem 28 de outubro: Dia do Servidor, que será uma segunda-feira.