Em coletiva de imprensa, prefeito de Itararé esclarece sobre caso suspeito do COVID-19
O prefeito de Itararé, Heliton do Valle recebeu em seu gabinete a imprensa local para uma coletiva, na qual esclareceu a atual situação do caso suspeito de COVID-19 (coronavírus) em Itararé.
Na reunião a diretora da Vigilância Municipal em Saúde, Gislene de Fátima Oliveira, informou que a suspeita trata-se de um homem, de 37 anos, que esteve na Itália recentemente e assim que voltou teve os sintomas de uma gripe.
Consciente da epidemia que assola o mundo, o homem procurou o departamento de saúde, onde foi colhido material para exames, os quais foram encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo (instituição no Brasil apta para validar os exames do COVID-19).
Segundo a diretora ele foi isolado em sua residência, assim como os demais familiares com quem teve contato. Gislene ainda afirmou que a incubação do vírus é de sete dias, passando este período, não há mais o risco de contaminação, mesmo numa suposta confirmação de coronavírus.
Gislene informa que os centros de Saúde do município (postos e hospital) estão funcionando normalmente e aptos a realizar qualquer tipo de atendimento. As escolas também estão sendo orientadas a como proceder para com os alunos. “Importante praticar, e não somente nesse caso, mas por toda a vida, a higienização correta das mãos, ventilação de ambientes, etiqueta respiratória”, salienta.
O prefeito Heliton afirmou que a Saúde do município está preparada, portanto que não há motivo para maiores preocupações: “Tudo está sendo monitorado. Temos respaldo do Governo Estadual e do Ministério da Saúde”.
O Instituo Adolfo Lutz deve entregar o resultado dos exames do caso suspeito dentro de alguns dias e, o chefe do executivo se comprometeu em manter a população informada.
Também estiveram presentes na reunião o interventor da Santa Casa, Orlando Nunes, secretário municipal de Saúde, Marcus Vinicius e assessor jurídico do município, Filipe Martins.
Prevenção
O Ministério da Saúde elaborou uma relação de cuidados básicos de prevenção para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus. São eles: cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente; quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
FOTO: Prefeitura de Itararé