Pacientes estavam sendo monitorados desde a última semana pela Prefeitura de Itararé
Exames laboratoriais descartaram como sendo coronavírus (Covid-19) os dois casos suspeitos em Itararé.
Os pacientes estavam em monitoração desde a última semana pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. “Assim que confirmado o caso no Brasil, nossa equipe já deu início a triagem para nos precavermos. Localizado os munícipes, eles se submeteram aos exames necessários”, explicou o prefeito, Heliton do Valle.
Os resultados foram divulgados na tarde da segunda-feira (02) pelo laboratório Instituto Adolfo Lutz.
Heliton afirma que a varredura dos munícipes que estiveram em viagem pelo exterior continuará, a fim de monitorar possíveis casos suspeitos.
Prevenção – O Ministério da Saúde elaborou uma relação de cuidados básicos de prevenção para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus. São eles: cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente; quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Orientações – A Prefeitura orienta que os indivíduos que estiveram na Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Coréia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã nos últimos dias e que, ao voltar, apresentaram tosse e dificuldades para respirar devem procurar uma Unidade Básica de Saúde o quanto antes.