Com a pandemia de coronavírus no Brasil, o número de doações de sangue diminuiu em cerca de 50% no banco de sangue de Itapeva. As informações são do G1:
“Atualmente o nosso estoque está estável, porém precisamos das doações porque observamos desde o início do surgimento do coronavírus um declínio significativo das doações. Antes nós tínhamos uma média de 35 a 30 doadores por dia, agora nós estamos tendo 10, 18 doadores. Então se nós não tomarmos medidas, vamos estar realmente passando por uma situação crítica nos estoques”, afirma Vanessa Cardoso Fernandes, biomédica responsável pelo banco de sangue da cidade.
Para fazer a doação, basta que o interessado apresente RG e cartão do SUS. Ele deve estar saudável, bem alimentado e ter entre 18 e 60 anos. Gestantes não podem realizar a doação de sangue, nem pessoas que utilizam medicamentos controlados.
“Nós temos pacientes crônicos, crianças internadas, pacientes que precisam suprir essa necessidade sanguínea. Embora não tenhamos emergências no momento, a gente sempre precisa para manter o nosso estoque”, explica Vanessa.
O banco de sangue de Itapeva fica na Rua Mário Prandini, 935, no Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 14h, de segunda a quinta-feira.