Eleições 2020: Entrevista com candidato a prefeito de Itararé, Alessandro Beronha

Alessandro Beronha (Republicanos) – Candidato a prefeito de Itararé-SP nas eleições 2020

Com a proximidade das eleições é importante conhecer os candidatos a prefeito, suas ideias e propostas para o município. Neste pleito, Itararé tem três candidatos: Alessandro Beronha (Republicanos), Ediclei Costa Luz (PTB) e Heliton do Valle (PP).

O Jornal O Guarani inicia hoje a série de entrevistas com o candidato, Alessandro Beronha. Confira!

O Guarani: Esta é a primeira vez que está se candidatando a um cargo político, o que o motivou a sair à prefeito? 

Alessandro Beronha: Eu fui motivado a me candidatar como prefeito pelo desejo de transformar a vida dos cidadãos e trazer o progresso que a cidade tanto precisa. O desemprego, baixa renda, os impostos altos, a insegurança, falta de lazer, tudo isso contribui para a infelicidade da população, e a falta de perspectiva com relação a nossa cidade. Nossos jovens e a mão de obra qualificada estão indo embora e nosso povo que tem veia empreendedora não encontra cenário favorável para ousar e crescer. Minha maior motivação é mudar esse cenário, trazer progresso para Itararé, renovar as esperanças e sonhos, fazer renascer o orgulho de pertencer à cidade.

O Guarani: Seu Vice é Lineu Ferreira, o que o motivou a fazer esta escolha? 

Alessandro Beronha: Escolhi o Lineu Ferreira por ser uma pessoa idônea na cidade, de família, por já fazer parte da vida pública de maneira limpa, ter sido vice-prefeito, vereador, secretário por oito anos, pelo currículo robusto e capacidade técnica. Além disso, considero que será uma boa mescla: a juventude e a experiência.


O Guarani: Para o senhor, qual virtude deve ser colocada à frente de quem pretende governar um município? 

Alessandro Beronha: Integridade. A virtude da integridade refere a algo íntegro, de conduta reta honrosa, ética, imprescindível para quem deseja governar, pois o governante precisa ser reto nos seus juízos, manter o plano de governo, cumprir as promessas e ser firme nos seus valores, colocando sempre os interesses dos cidadãos acima de tudo e não desviando do caminho de transformar e promover o bem-estar da população.

O Guarani: Itararé sofre há anos com a falta de emprego. Quais políticas pretende implantar para alavancar a economia local? 

Alessandro Beronha: Os modelos econômicos já adotados em Itararé não obtiveram tanto sucesso nesse sentido porque não conseguiram atingir o círculo virtuoso de geração de renda e desenvolvimento. É preciso atrair dinheiro e fazê-lo circular. A média salarial da indústria é mais elevada que no comércio, assim, nosso plano é incentivar políticas de fomento e incentivos fiscais para alavancar esse setor em nossa cidade, gerando muitos empregos e elevando a renda média. Essa nova renda irá reverter no comércio já existente, e ampliando o número de postos de trabalho, a produtividade e consequentemente, o salário desse setor. O aumento da demanda impulsionará também a atração e criação de novas empresas, gerando cada vez mais empregos. Além disso, irá impactar diretamente a agricultura local, que irá se beneficiar com o aumento do consumo e as feiras livres para comercialização que iremos promover. E ainda, focaremos na qualificação da mão de obra para aumentar nosso capital humano e produtividade. Uma medida econômica bem executada, visando o círculo virtuoso da renda gera impactos positivos em cadeia, atingindo positivamente todos os setores. Todos irão ganhar.

O Guarani: O comércio é o que move a cidade hoje. O senhor tem planos para fortalecer nosso principal ramo de atividade? 

Alessandro Beronha: Itararé é uma cidade comercial. O comércio contribuiu não só com a geração de renda na cidade, como também para promoção do bem-estar. As trocas são realizadas visando uma satisfação dupla, do comerciante que recebe dinheiro, reinveste no seu negócio e paga seus funcionários, e do consumidor (e aqui inclui o próprio empreendedor e o trabalhador do comércio), que fica numa condição mais satisfatória depois da compra. Deste modo, incentivar o comércio é incentivar o bem-estar. Portanto, daremos muita ênfase para o fomento deste segmento, promovendo o fortalecimento de pequenas e médias empresas, colaborando para a criação e formalização de micro empresas e capacitação dos trabalhadores através de qualificação profissional. Ademais, o desenvolvimento de outras áreas como agricultura, turismo e indústria, alavancará esse setor por aumentar a demanda devido a maior renda na mão da população.

O Guarani: Itararé está classificada como Município de Interesse Turístico e esta nomenclatura exige investimentos em diversas áreas. Como o senhor pretende incrementar o setor de turismo para atrair mais visitantes e empreendimentos.

Alessandro Beronha: O turismo pode se consolidar como um ponto forte, atraindo cada vez mais renda para a cidade e contribuindo para a geração de empregos. Em vista disso, pretendemos converter Itararé numa cidade turísticas com reformas e adequação à visitação de seus principais pontos turísticos; aplicar esforços na sinalização turística adequada; elaborar roteiros que valorizem os atrativos turísticos históricos e naturais do município; elaborar um calendário de eventos que possam atrair visitantes à cidade; estimular a capacitação do setor de bares, restaurantes e hotéis para receber melhor os turistas; desenvolver projetos para ampliar a estadia dos visitantes; auxiliar a organização de cavalgadas e despoluir o rio Itararé, além de reintroduzir peixes. Queremos também uma parceria sólida com a Associação Comercial, que vem apresentando um belo projeto de turismo chamado “Achei Itararé”.

O Guarani: Nossa agricultura é bastante promissora, como será seu olhar para nossos agricultores? 

Alessandro Beronha: A agricultura é o forte competitivo do Brasil e nossa cidade oferece muito potencial nessa área. Assim, propomos tanto o estímulo à produtividade como a melhoria de infraestrutura, dando o suporte necessário para o desenvolvimento. Incentivaremos as agroindústrias familiares; incentivaremos a produção agrícola local para comercialização em feiras livres oferecendo o apoio e estrutura para que elas ocorram; garantiremos a compra da merenda das escolas municipais com o agricultor familiar e de cooperativas familiares; investiremos na construção de microbacias e no fomento da piscicultura. Além disso, viabilizaremos o suporte aos produtores e moradores rurais na conservação e melhoria das estradas e bairros, fornecendo serviços de máquinas e equipamentos e favorecerendo eventos nessa área. Será uma retroalimentação, pois a geração de renda na cidade reverterá na agricultura e vice-versa, promovendo o desenvolvimento de nossa cidade.

O Guarani: Quais os planos para melhoria e manutenção das estradas rurais? 

Alessandro Beronha: Com relação à área rural, sabemos que não basta dar incentivo à produção, contribuir para a produtividade, temos também que viabilizar a conexão entre a cidade e o campo visando alavancar a economia e o mais importante, propiciar maior bem-estar para quem percorre esses trajetos. Deste modo, pretendemos projetar muito bem o tipo de cascalho que será utilizado para maior duração. Nos atentaremos também as curvas de nível e as saídas d’água. Haverá a retroescavadeira, dada pelo partido, sempre disponível para solucionar os transtornos. Faremos um trabalho bem feito para que a qualidade dure e não necessite de tantos reparos. Pretendemos também realizar um trabalho em conjunto com a Secretaria da Agricultura para priorizar o conserto da estrada onde vai escoar a produção. Queremos resolver o problema dos moradores rurais antes que ocorram e que necessitem pedir.  

O Guarani: Com relação à saúde, qual sua proposta para melhorar o atendimento na rede municipal, a fim de evitar o longo prazo de espera, para que o paciente consiga uma vaga em centros de especialidades? 

Alessandro Beronha: Sabemos das dificuldades para realização de exames, longo tempo de espera e a ausência de atendimento médico especializado, tudo isso será considerado no nosso governo, pois queremos minimizar a todo custo o desconforto e sofrimento da nossa população. Portanto, propomos a estruturação das Unidades de Saúde do município para ampliar e oferecer condições adequadas e tratamento mais humanizado aos usuários. Investiremos em novos equipamentos para realização de exames e procedimentos médicos e substituiremos os obsoletos e, também, para que as unidades possam contar com médicos de diferentes especialidades, assim como também ofereceremos cada vez mais capacitação aos servidores da saúde em nosso município. Focaremos também em garantir a qualidade dos veículos de saúde para oferecer mais conforto aos nossos cidadãos. Trabalharemos na prevenção de problemas e promoção de campanhas vacinais. Além disso, buscaremos recursos e apoio para a implantação de uma unidade local de hemodiálise. Renegociaremos os débitos da Santa Casa de Itararé para sua posterior quitação e assim, poderemos posteriormente investir cada vez mais. E por fim, uma novidade que traremos para a cidade é a criação de um sistema de agendamento de consultas e exames online para evitar o deslocamento e enfrentamento de filas, obviamente sem abrir mão dos métodos convencionais, mas como uma alternativa para poupar o tempo dos nossos cidadãos.

O Guarani: Na sua opinião, o que falta para que nossa Santa Casa se torne um centro de especialidades? 

Alessandro Beronha: Nossa Santa Casa conta com uma equipe de alta qualidade, o que precisa ser feito é trazer equipamentos para nosso hospital visando parcerias e convênios que irão gerar movimento financeiro maior para ser revertido em melhores pagamentos aos funcionários, uma infraestrutura melhorada, a qual não seja um desprazer para a população e sim um meio de sanar a sua dor. Além disso, que possa haver contratações de mais especialistas para capacitar ainda mais a qualidade de atendimento. Ao meu ver, para se tornar um centro de especialidades precisamos primeiro descentralizar a Santa Casa colocando médicos em postos de saúde para atendimentos rápidos e deixando os casos graves para nosso hospital, desafogando o grande número de atendimentos e podendo assim, atender mais rápido e eficientemente nossa população.

O Guarani: As drogas são um grave problema social, mas que infelizmente cresce a cada dia em quase todos os municípios do país, principalmente entre os jovens. Há algum plano social voltado à juventude para tentar afastá-los deste mal?

Alessandro Beronha: Infelizmente o mal das drogas afetam diretamente nossa população reduzindo o bem-estar tanto do usuário, como da sociedade como um todo. Para reduzir esse mal, além da promoção de campanhas e desenvolvimento de projetos de combate ao tabagismo e uso de drogas, investiremos na educação, esporte e lazer com essa finalidade. Sabemos que as drogas são utilizadas como uma fuga da realidade, portanto, nada melhor para combatê-las que devolvendo a capacidade de sonhar às pessoas e promovendo mais lazer em nossa cidade.

O Guarani: Em relação a segurança pública, quais seus planos? 

Alessandro Beronha: Os últimos governos deixaram a desejar nesse quesito. Itararé é uma cidade pequena e seus moradores são pessoas pacíficas e trabalhadoras, devemos protegê-los. Assim sendo, investiremos em equipamentos e qualificação da Guarda Civil Municipal; mapearemos os espaços mais vulneráveis à furtos, roubos e crimes sexuais; estruturaremos um complexo integrado de inteligência para que as forças de segurança possam agir de forma mais articulada; organizaremos reuniões mensais entre as forças de segurança e a prefeitura para a discussão do enfrentamento da criminalidade; ampliaremos o sistema de câmeras, instalando-as em pontos estratégicos do município; integraremos ações com outras instâncias de governo para o aperfeiçoamento da segurança pública, além de melhorar a iluminação da cidade. Um de nossos maiores focos será a segurança, pois queremos nossos cidadãos tranquilos podendo realizar suas atividades, passear, produzir, comercializar, etc. e serem assim, mais felizes.

O Guarani: Como considera os servidores públicos e que relação pretende ter com eles, se eleito? 

Alessandro Beronha: O funcionário público está há muito tempo com um grande problema, o salário está defasado e não houve nenhuma medida para equilibrar a desigualdade salarial que está vigente no momento, meu plano é chamar toda a equipe e ter uma conversa para poder planejar a melhor forma de equilibrar o salário do funcionário, que está a tempos sofrendo com esse descaso. Na minha opinião todos merecem aumento não somente alguns escolhidos.

Os servidores públicos são de extrema importância devido o seu papel de servir ao povo e a sociedade e podem contribuir, como já contribuem, para o crescimento e desenvolvimento do município. Um servidor qualificado, capacitado, motivado e dedicado é um grande investimento que a sociedade faz, pois retornam diretamente os resultados positivos ao cidadão. Se eleito, pretendemos estabelecer uma relação de parceria, de diálogo, ouvindo suas demandas, de reconhecimento e de valorização do trabalho que prestam a nossa cidade.

O Guarani: Um dos grandes anseios do funcionalismo público é a construção de planos de carreira e salários, vale transporte e auxílio saúde. O senhor tem planos para resolver esta questão?

Alessandro Beronha: Esses planos de carreira já são uma reivindicação e sonho antigo dos funcionários públicos, por isso nos atentaremos a essa questão e estudos serão feitos para analisar. Nos comprometemos a estar abertos a ouvir atentamente as demandas dos servidores.

O Guarani: Por que o senhor é a melhor opção para Itararé? 

Alessandro Beronha: Eu sou a melhor opção para Itararé porque quero fazer uma gestão mais humanizada, aliviar o sofrimento da população que conheço de perto e promover o bem-estar. Penso em ações que impactem diretamente a vida dos cidadãos. Quero que meus conterrâneos tenham mais renda para realizar seus sonhos, mais tranquilidade para passear, mais saúde para bem viver, mais tempo para passar com as pessoas que amam e mais orgulho da cidade que moram. Para isso, não vou medir esforços para ampliar a geração de renda, reduzir os gastos fiscais para manter o dinheiro do trabalhador no bolso dele, promover lazer, melhorar a educação, a saúde e a segurança. E eu vou trabalhar incansavelmente para isso, pois se tem alguém que ama esta cidade e sonha em vê-la próspera, esse alguém sou eu.  

O Guarani: Considerações finais. Fale um pouco de sua trajetória pessoal como administrador.

Alessandro Beronha: Meu nome é Alessandro Martins de Freitas, mais conhecido como Beronha, tenho 44 anos, sou empresário, casado e pai de 3 filhos. Minha história é composta de muito esforço e trabalho.

Natural de Itararé, de família humilde, fui criado na Vila Osório. Estudei na Escola Maria da Silveira Vasconcelos e no Epaminondas Ferreira Lobo. Aos 11 anos ingressei na Guarda Mirim, que foi muito importante na construção de meus valores morais, éticos e sociais. Com 13 anos conquistei meu primeiro emprego como Office Boy no Bamerindus.

Em 1994 me tornei empresário e com muito esforço e dedicação conquistei o meu espaço no comércio da cidade e da região.

Eu sempre acreditei que Itararé poderia oferecer mais aos seus cidadãos, e é esse o motivo que me fez concorrer ao cargo de prefeito de Itararé.

A minha história de vida mostra que eu sou capaz de fazer muito por nossa querida cidade, com trabalho, honestidade e comprometimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *