É falso que as três primeiras horas de votação nas eleições 2020, das 7h às 10h, serão exclusivas para o voto de pessoas com mais de 60 anos, como diz um texto que vem sendo compartilhado por meio do WhatsApp nos últimos dias. Essas horas iniciais da votação serão, na verdade, preferenciais para idosos, mas outros eleitores também poderão comparecer no horário e aguardar na fila obedecendo a ordem de prioridade.
A mensagem chama de “público normal” aqueles que teriam de votar entre 10h e 17h, mas também não há exclusividade de voto de nenhum grupo nesse horário.
O TSE fez algumas recomendações como o uso de máscara, que será obrigatório para entrar nas seções. Além disto será preciso apresentar um documento de identificação, como RG. Já sobre levar a própria caneta não é obrigatório, mas é uma recomendação. Levar o título de eleitor também não é uma exigência.
Confira algumas recomendações:
O horário de votação foi ampliado neste ano devido à pandemia de Covid-19, de forma a evitar aglomerações. Os eleitores poderão comparecer às urnas das 7h às 17h, sendo o horário entre 7h e 10h preferencial, mas não exclusivo, para pessoas acima de 60 anos.
De acordo com o TSE, apesar da recomendação, “eventuais acompanhantes ou outros eleitores com idade inferior a 60 anos que cheguem aos locais de votação nesse período não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada, respeitando a preferência dos maiores de 60 anos”.
Nenhum eleitor será impedido de votar das 7h às 10h, devendo apenas respeitar a prioridade estabelecida pelo TSE.
E os eleitores a partir dos 60 anos não precisam ficar restritos a essa faixa de horário. Eles podem votar em qualquer momento no período das 7h às 17h.
LEVAR CANETA NO DIA DA ELEIÇÃO
Outra recomendação da Justiça Eleitoral para evitar o contágio pelo coronavírus é que cada um leve sua própria caneta para assinar a lista de comparecimento perante os mesários. Novamente, não se trata de uma obrigação, como insinua o texto compartilhado no WhatsApp.
A cartilha do TSE solicita que os eleitores levem a própria caneta quando possível, mas deixa claro que serão fornecidas canetas higienizadas na seção para os eleitores que precisarem. Também será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos antes e após votar.
Ag.RD2