Queixa frequente nos consultórios ortopédicos, as dores musculares causadas pela maneira incorreta de se posicionar na hora de dormir devem ser consideradas sinais de alerta. Não dar atenção à postura em diferentes situações pode provocar uma série de doenças que se manifestam com sintomas diversos.
De acordo com o médico ortopedista Adilio Bernardes, dores no pescoço, lombar e ombros são as principais reclamações no dia a dia clínico. “Reeducar o corpo é um passo importante e fundamental para uma melhor qualidade de vida e saúde, principalmente na hora de dormir”, pontua.
Adilio destaca que a posição ideal para dormir é de lado com um travesseiro que tenha altura correspondente à distância da lateral ombro-rosto, para que o pescoço fique alinhado. “A preferência é utilizar também um outro travesseiro entre os joelhos e, melhor ainda, se utilizado um travesseiro de corpo, que além de ser maior, ocupa boa parte da altura do indivíduo, deixando a coluna mais reta e relaxando a musculatura a ponto de proporcionar melhor qualidade do sono”.
Mas seria melhor dormir do lado esquerdo ou direito?
O ortopedista explica que cada um tem os seus benefícios, porém destaca o lado esquerdo como mais benéfico. “dormir do lado esquerdo facilita a drenagem linfática, melhora a circulação sanguínea, facilita a digestão e minimiza o refluxo, pelo fato do estômago e intestino apresentarem inclinação para a esquerda. Além disso, mantém as vias aéreas mais abertas O lado também é vantajoso para as gestantes, pois facilita a circulação sanguínea da placenta.
Adilio explica que pessoas com problemas cardíacos ou que já tiveram acidente vascular cerebral (AVC), o ideal é dormir do lado direito do corpo, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Confira outras posições indicadas pelo especialista:
Decúbito dorsal (barriga para cima): De acordo com Adilio, dormir de barriga para cima tende a sobrecarregar a coluna, uma vez que a curvatura natural fica sem apoio. “Além do problema com a coluna, essa maneira de dormir pode aumentar os roncos e a apneia do sono, dada pelo estreitamento das vias aéreas superiores, pela língua e amígdalas”.
A dica do especialista nesse caso é fazer o uso de um travesseiro mais baixo e apoio embaixo dos joelhos.
Dormir de bruços (barriga para baixo): O médico explica que essa maneira de dormir sobrecarrega a lordose natural da lombar, podendo causar dores. “A posição de bruços pressiona a cervical quando o pescoço fica virado de lado, além de dificultar a respiração devido a caixa torácica ficar para baixo em compressão. Uma dica é não utilizar travesseiro e sim apoios no quadril e barriga, que aliviam essas situações, contudo, não deixa de ser a posição menos favorável.
O ortopedista destaca que a presença da dor relacionada à posição de dormir deve servir como um sinal de atenção. “os benefícios de uma boa noite de sono são diversos como a redução do estresse, controle do apetite, melhora do humor, memória e raciocínio, rejuvenescimento da pele, além de ajudar no sistema autoimune, combate a hipertensão e doenças cardiovasculares, controle do diabetes, melhora do desempenho físico e outros”.