Por mais que pareça ser uma prática antiga, o cartão de vsita carrega uma alta importância visto que gera networking e impulsiona novas parcerias para empresas e profissionais.
Utilizá-lo ainda é uma forma bastante efetiva de fazer novos negócios porque quando é materializado um impresso com informações primordiais de uma empresa, os seus resultados podem escalar uma vez que a captação de clientes vai aumentar.
E se o cartão de visita contar com um visual atraente, causará uma boa lembrança para todos aqueles que o receberam.
Para você poder entender melhor como o cartão de visita é ainda uma peça fundamental para o desenvolvimento dos negócios, continue a leitura para conhecer todos os seus benefícios e a sua importância.
Afinal, ainda é válido utilizar cartão de visita?
Sem dúvidas! Por mais que a tecnologia esteja cada vez mais inserida em nossa rotina, muitas pessoas ainda dão muito valor ao contato pessoal e ao modo antigo de fazer negócios.
A facilidade que a tecnologia trouxe para as nossas vidas é inenarrável, mas contar com um cartão de visita pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Afinal, uma de suas principais funções é realizar o contato entre a empresa e clientes potenciais.
O que inserir no cartão de visita?
É preciso fazer os clientes se lembrarem de você e da sua empresa. Você pode optar por um designer mais moderno e inserir até mesmo uma logo 3D.
Mas o que não pode faltar de maneira alguma em seu cartão de visita são os seguintes itens:
- Nome ou logomarca da empresa: insira sem exageros, mas lembrando que essa será a base da comunicação com aqueles que receberem seu cartão de visita.
- Slogan da empresa: se seu negócio tiver uma frase de leitura rápida que passe seu principal diferencial, é importante colocar também.
- Cargo: geralmente fica abaixo do nome e representa o que a sua empresa oferece, o que em muitos casos poderá ser identificado automaticamente através da logo.
- Contatos: informe seu contato de maneira clara para que não fique nenhuma dúvida em como as pessoas podem entrar em contato com você. Insira telefones, e-mail e as redes sociais.
Por outro lado, algumas informações não precisam fazer parte do seu cartão de visita, são elas:
- Foto pessoal;
- Linguagem promocional;
- Frases religiosas;
- Fotos do produto da empresa.
Menos é mais na hora de produzir o cartão de visita porque assim a leitura das informações importantes não é prejudicada e ele possa cumprir com a sua principal função: cativar a atenção daqueles que o receberem para um futuro contato de trabalho.
Qual é a melhor opção: cartão de visita impresso ou digital
As duas são ótimas opções, mas você pode optar por aquele que tem maior relação com seu tipo de negócio.
Uma empresa da área ambiental provavelmente não optaria por um cartão de visita impresso devido às questões sobre o meio ambiente. Mas, ainda assim poderia ter seu cartão de visita impresso se o papel utilizado for reciclado.
Caso seu objetivo seja aumentar o tráfego dos seus canais digitais, sem dúvidas o cartão de visitas virtual será a melhor opção.
E se você quiser juntar a funcionalidade das duas opções, é possível criar um cartão de visita impresso que utiliza tecnologias digitais, ou seja, QR codes que levam as pessoas até o destino desejado na rede.
Portanto, na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio, analise primeiro o perfil do seu cliente para entender em quais canais ele está mais presente e prefere utilizar para se comunicar.
O que um bom cartão de visita deve ter?
O modelo em que seu cartão de visita for produzido irá fazer toda a diferença para atrair potenciais clientes e fortalecer o branding da sua empresa.
Se uma padaria fabricar cartões para seus clientes e possíveis parceiros, eles podem brincar com o sentido dessas pessoas e escolher um modelo em formato de pão ou de um biscoito. Como esquecer um cartão de visita em um modelo tão marcante assim?
Então para que você possa ter um cartão poderoso e que traga realmente resultados para a sua empresa, confira itens que não podem faltar em um bom cartão de visitas:
- Material de qualidade;
- Manter a identidade visual da empresa para aumentar o poder da lembrança das pessoas com a sua marca;
- Utilização de cortes criativos;
- Inserir tecnologias digitais como QR code ou realidade aumentada.
Muitos profissionais subestimam a importância do cartão de visita, mas ele carrega funções excepcionais como promover o desenvolvimento dos negócios e gerar uma identidade da marca.
Além disso, por mais que o marketing digital tenha chegado para ficar, o marketing tradicional ainda é altamente poderoso. Portanto, não fique de fora e otimize o seu negócio.