Notificações do autoteste covid-19 têm uma média de 79% de resultados positivos para a infecção.
O dado é pesquisa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, a Abrafarma, em parceria com a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, a CBDL.
O levantamento foi feito a partir de uma amostra de 25 mil pacientes, que enviaram os resultados por meio do aplicativo acessado pelo QrCode, disponível nas embalagens.
O presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, diz que o resultado é superior ao índice encontrado nos testes rápidos realizados nas farmácias.
Na avaliação dele, isso reforça a necessidade do autoteste como medida de autocontrole e instrumento auxiliar importante no combate ao coronavírus.
Entre os estados que mais tiveram diagnósticos positivos em março, acima da média nacional de 79%, estão: o Ceará, com 98%, o Rio de Janeiro, com 96%, Santa Catarina, com 91% e São Paulo, com 84%.
Vendidos em farmácias e em lojas licenciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o exame pode ser realizado em casa, por pacientes com ou sem sintomas de covid-19.