Começa nesta segunda-feira (2) o prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda 2020, com o ano-base 2019. Os contribuintes têm até as 23h59 do dia 30 de abril para enviar a declaração.
Quem tomar a providência com maior antecedência, sem erros, omissões ou inconsistências, receberá mais cedo as restituições do Imposto de Renda, caso tenha direito a ela. As pessoas idosas, portadoras de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
O contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será submetido à multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo é equivalente a 20% do imposto devido.
Entre quem deve declarar o Imposto de Renda este ano estão os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superior a R$ 28.559,70 em 2019. O valor é o mesmo da declaração do ano passado.
Para os contribuintes que não caíram na malha fina, as restituições vão começar a ser pagas no mês de maio e seguem até setembro. Para mais informações sobre declaração e restituição acesse o site receita.economia.gov.br.