Dando sequência a nossa série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Itararé, agora quem conta um pouco de sua trajetória e propostas para o município, é Ediclei Costa Luz (PTB).
Além de Ediclei mais dois candidatos disputam a cadeira. Estreando na política, o empresário Alessandro Beronha pelo Republicanos, e o atual prefeito tentando a reeleição, Heliton do Valle (PP).
O Guarani: O que o motivou a concorrer ao cargo de prefeito
Ediclei: Vejo a política muito voltada aos interesses dos políticos, sempre administrando em busca de seus benefícios próprios, futuros, isso acaba de certa forma não favorecendo a população.
O Guarani: Seu Vice é Ivan Jardim, o que o motivou a fazer esta escolha?
Ediclei: Meu vice, por ser um administrador, uma pessoa que atua há anos na área de gestão, trabalha com equipe, uma pessoa motivadora, uma pessoa que preza muito por Recursos Humanos, uma pessoa com um potencial extraordinário. Foi escolhido por mim pra fazer parte do PTB, com muita resistência ele aceitou, e com certeza tem muito a oferecer a nossa Sociedade Itarareense.
O Guarani: Para o senhor, qual virtude deve ser colocada à frente de quem pretende governar um município?
Ediclei: Olhar criterioso à população, pensar sempre no próximo, ser solidário, nunca deixar de lado seus valores. Trabalhar forte, buscando recursos para planejamento e investimentos a fim de não deixar nossa população carente, ser um prefeito presente.
O Guarani: Itararé sofre há anos com a falta de emprego. Quais políticas pretende implantar para alavancar a economia local?
Ediclei: A política de emprego está voltada a dar apoio aos nossos empresários, temos que fortalecer esse laço para que consigamos atrair investidores em nosso município. Por quê não criarmos um programa de incentivos aos empresários que disponibilizem um número maior de contratações. É uma forma de incentivo para manter o que temos de emprego e criar possibilidades.
O Guarani: O comércio é o que move a cidade hoje. O senhor tem planos para fortalecer nosso principal ramo de atividade?
Ediclei: Sim! Quando falamos de comércio estamos tratando de troca de receitas, de moeda, dificilmente vamos crescer se não atrairmos públicos consumidores; para isso temos um plano que estaremos desenvolvendo durante nosso mandato. (caso consigamos nos eleger).
O Guarani: Itararé está classificada como Município de Interesse Turístico e esta nomenclatura exige investimentos em diversas áreas. Como o senhor pretende incrementar o setor de turismo para atrair mais visitantes e empreendimentos.
Ediclei: No meu ponto de vista a população está carente de emprego, saúde, desenvolvimento voltado à população, temos que fazer um trabalho que aqueça a economia local, aí fazer o investimento em turismo a fim de obter emprego e receita também nessa área.
O Guarani: Nossa agricultura é bastante promissora, como será seu olhar para nossos agricultores?
Ediclei: Está comprovado que o agronegócio é muito rico em nossa região, não podemos enfraquecer essa atividade, que é de grande importância para a economia local, acredito que tanto as empresas comerciais, industriais, agronegócio e todas as áreas terão que ter uma atenção redobrada, são fontes de receita para nossa cidade, é a esperança de dias melhores.
O Guarani: Quais os planos para melhoria e manutenção das estradas rurais?
Ediclei: Quando tratamos das estradas, estão falando de investimentos altos, e imobilizados, mas necessário sim. Mas temos que trabalhar com poucos recursos como todos sabemos, então para que não trabalhemos com promessas políticas, cada fator merece um olhar criterioso, por isso temos que analisar os pontos frágeis e criar um plano de ação para cada caso. Temos que analisar a necessidade de cada um dos setores para conseguir sucesso e realização a todos.
O Guarani: Com relação à saúde, qual sua proposta para melhorar o atendimento na rede municipal, a fim de evitar o longo prazo de espera, para que o paciente consiga uma vaga em centros de especialidades?
Ediclei: A saúde, no meu ponto de vista, é o setor mais carente. Primeiramente pela falta de instrumentos de trabalho. Temos que investir em nossos profissionais, tornando pessoas realizadas consigo mesmo. Ás vezes o que motiva um profissional não é só o dinheiro, mas sim as condições humanas de trabalho. Um profissional motivado produz muito mais.
Temos que ressaltar a falta de recurso, o qual, estamos dispostos a brigar saudavelmente, incansavelmente, para que aconteça. Esses são alguns pontos para que tragamos um bom atendimento a toda a população.
O Guarani: Na sua opinião, o que falta para que nossa Santa Casa se torne um centro de especialidades?
Ediclei: Como cidadão usuário do SUS, vejo muito a questão de estar envolvido com a instituição, acredito que da mesma forma que os recursos vêm para ser alocados em outras áreas, poderemos brigar para que sejam destinados ao SUS.
Acho que só temos visão da situação quando realmente precisamos delas. A questão de darmos prioridade.
O Guarani: As drogas são um grave problema social, mas que infelizmente cresce a cada dia em quase todos os municípios do país,
principalmente entre os jovens. Há algum plano social voltado à juventude para tentar afastá-los deste mal?
Ediclei: Conforme já relatado em outro tópico as drogas na maioria das vezes é a falta de emprego, Socialização, investimento em ações sociais, projetos profissionalizantes, incentivo a prática de esportes, as quais já têm que ser trabalhadas nos ensinos médios, quando o aluno está começando a ter necessidade de se ingressar no mercado de trabalho. Isso é fundamental para que o jovem tenha amadurecimento psicológico saudável.
O Guarani: Em relação a segurança pública, quais seus planos?
Ediclei: A segurança pública não podemos achar que é só responsabilidade do estado, governo federal, estadual e municipal. E sim responsabilidade de toda a sociedade.
Pode ser combatido com as mudanças de comportamentos morais e éticos, isso é o papel de toda a sociedade desde os primeiros anos de vida de seus filhos, a família tem o papel de educar, a escola e a sociedade de desenvolver profissionalmente.
A segurança pública deve ser tratada como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social.
O processo inicia pela prevenção, reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito. O Guarani: Como considera os servidores públicos e que relação pretende ter com eles, se eleito?
Ediclei: Servidores públicos são pessoas muito importantes à sociedade, são colaboradores internos que ajudam a administrar a cidade, acho que um bom trabalho público depende muito da relação para com eles.
Se os gestores públicos não são bem vistos pelos funcionários, colaboradores, que atuam juntos no dia a dia, como será bem visto pela sociedade, o qual é nosso objetivo principal.
O Guarani: Um dos grandes anseios do funcionalismo público é a construção de planos de carreira e salários, vale transporte e auxílio saúde. O senhor tem planos para resolver esta questão?
Ediclei: Conforme já relatado em tópicos anteriores, sabemos de todas as necessidades que a sociedade em geral está carente, Mas para que não se torne propaganda política, sem cumprimento, ressalto vamos ter que analisar as prioridades, esses temas, promessas, já foram de políticos que já estiveram no poder.
Temos muitos planos a se desenvolver ao longo do tempo. Caso a população acredite em uma renovação.
O Guarani: Por que o senhor é a melhor opção para Itararé?
Ediclei: Não posso dizer que sou a melhor opção. Apenas tenho acompanhado o desenvolvimento de nossa cidade há anos, e me preparando para esse momento. Por isso acredito que o povo itarareense, que precisa de emprego, renda, saúde para continuar a lutar pelos seus ideais, precisa de mudança.
O Guarani: Considerações finais. Fale um pouco de sua trajetória pessoal.
Ediclei: Bom, vou ser breve.
Creio que muita gente me conhece, me chamo Ediclei Costa Luz, tenho 60 anos, natural de Itararé, sempre desenvolvendo meu trabalho por conta própria. Atuo no ramo de reparos automotivos, profissão que me orgulha por ser um trabalho digno.
Mas o que nunca deixo é de analisar o que está acontecendo em minha volta, a sociedade em geral, acho que isso é muito importante para o planejamento futuro.
É importante a análise de toda a sociedade, tendo em vista que caso for eleito, a população vai ter muitos frutos a colher, vindo de uma gestão comprometida com a verdade e unida em uma só equipe!!