Ao contrário do alarde que se formou no fim da tarde da última quinta-feira (27) sobre a suspeita de COVID-19 (coronavírus), a Dengue é uma situação alarmante em Itararé.
Após encerrar a discussão sobre o COVID-19, o prefeito Heliton do Valle abriu a coletiva para falar sobre dengue no município.
De acordo com Gislene de Fátima, diretora da Vigilância Municipal em Saúde, foram confirmados cinco casos de dengue. Dois são autóctones, ou seja, pessoas contaminadas dentro de Itararé e, três casos são importados da cidade de Londrina.
Os casos provenientes de Itararé são do bairro Tonico Adolfo, porém há outros bairros com casos suspeitos.
Gislene alertou sobre o enorme número de focos do mosquito aedes aegypti encontrados nas casas do município. Segundo ela, a cada dez residências inspecionadas, em sete foram encontrados focos.
“Chegamos a encontrar larvas dentro de vasilhas de água de animais de estimação, isto é um absurdo, quer dizer, a pessoa não enxerga que a água está suja, isto, além de tudo é maus tratos” , destacou.
A diretora encerra a reunião destacando que a dengue pode ser evitada se todos tomarem atitudes muito simples: trocar água dos potinhos dos animais, verificar bandejas de geladeira, vasos de planta, limpeza de calhas, entre outros.
“ Está todo mundo preocupado com o coronavírus, mas enfatizo que a dengue é muito mais letal; é sempre bom lembrar que a dengue mata pra valer”, enfatizou Gislene.