Governo de SP publica decreto que prorroga quarentena no estado até 16 de dezembro
O governo de São Paulo prorrogou a quarentena no estado até o dia 16 de dezembro, de acordo com publicação no Diário Oficial desta terça-feira (17). A medida tinha sido anunciada pelo governador João Dória (PSDB) em coletiva de imprensa nesta segunda (16).
Mesmo com os avanços nas flexibilizações, a gestão estadual mantém e prorroga a quarentena desde março. Nesta segunda, o estado chegou a 40.576 mortes por coronavírus no total e 1.169.377 casos confirmados da doença desde o início da pandemia.
Após mais de 30 dias desde a última atualização, o Plano São Paulo – que regulamenta os estágios da quarentena nas diversas regiões do estado, estabelecendo medidas mais duras ou leves de acordo com os indicadores de saúde de cada local -, não foi atualizado nesta semana. Segundo Doria, a reclassificação da quarentena foi adiada por “cautela”.
“A falta de informações sobre casos e óbitos durante 6 dias da semana passada, causada por uma pane no sistema do ministério da saúde […] afetou a normalização dos dados em todo o Brasil, e aqui em São Paulo em especial. Por esta razão estamos adiando a atualização do Plano São Paulo para o dia 30 de novembro. É uma medida de cautela e que demonstra a nossa responsabilidade em não alterar a qualificação dos estados sem ter todos os indicadores disponíveis”, disse Doria.
O total de casos novos por semana, que estava em queda, ficou estável no estado de SP em relação à semana anterior. Durante a coletiva desta segunda, o governo admitiu que ocorre um aumento nas internações por Covid-19 no estado.
Fonte: Governo SP