A partir do dia 15 de novembro entrarão em operação nas principais vias de Itararé novos equipamentos de fiscalização eletrônica, como lombadas eletrônicas, radares fixos e dispositivos de controle de avanço semafórico.
Um dos focos principais desta iniciativa é garantir um trânsito mais seguro nas proximidades das escolas e áreas de alta circulação de pedestres. Muitos desses pontos onde os dispositivos foram instalados estão próximos a escolas, onde a movimentação de crianças é intensa, principalmente nos horários de entrada e saída. Com o limite de velocidade de 40 km/h nesses locais, a expectativa é de que os motoristas redobrem a atenção, garantindo que as crianças possam atravessar as ruas em segurança e chegar a seus destinos protegidos.
Outro grupo especialmente beneficiado pela instalação dos radares e dispositivos de controle de velocidade é o de idosos e portadores de deficiência, que geralmente precisam de mais tempo e atenção ao atravessar ruas e avenidas. Ao manter uma velocidade controlada, os motoristas poderão reagir com mais tranquilidade e segurança em áreas onde essas pessoas circulam, garantindo que todos possam se deslocar sem correr riscos.
Confira os pontos onde os radares e barreiras eletrônicas estarão em funcionamento:
Barreiras eletrônicas:
Rua Sophia Dias Menck, nº 790 e nº 1782
Rua São Pedro, nº 4284
Avenida Maestro Dudu Gaya, s/n e nº 529
Via Paulo Ferreira, frente ao nº 454
Radares fixos:
Rua Coronel Frutuoso, frente ao nº 978
Rua XV de Novembro, nº 465
Rua Roberto Teodoro Côrtes, frente ao nº 200
Avanço semafórico:
Rua São Pedro com Rua Coronel Frutuoso, frente ao nº 805
Rua São Pedro, nº 1213, próximo à Rua Amazonas Ribas
Rua XV de Novembro, nº 1079
Os locais foram definidos com base em estudos técnicos e históricos de acidentes, especialmente aqueles que apresentaram riscos para a população mais vulnerável.
Para que todos possam se adaptar tranquilamente, o limite de velocidade em todos os pontos de fiscalização será de 40 km/h. Com essa medida, busca-se reduzir o número de acidentes e criar um ambiente mais seguro para todos os cidadãos. Os equipamentos foram aferidos e certificados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), garantindo precisão e confiabilidade. Quem quiser saber mais sobre a validade e certificação dos dispositivos pode acessar o site do IPEM-SP em https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento.
De acordo com o diretor do Demutran, Bruno Silva, “a instalação dos radares nas proximidades de escolas e áreas de alta circulação de idosos e pessoas com deficiência reflete nosso compromisso em proteger os mais vulneráveis. Sabemos que um trânsito seguro depende de todos, e, com esses dispositivos, queremos garantir que Itararé seja um lugar seguro para nossas crianças, nossos idosos e todos que precisam de um pouco mais de atenção ao circular pelas ruas”.
Saiba mais – Para mais informações sobre a operação dos radares e outras ações de segurança no trânsito, acompanhe as redes sociais da Prefeitura e as informações no site: https://itarare.sp.gov.br/radares-itarare/.