No início desta semana a Santa Casa de Itapeva anunciou que irá suspender o atendimento em várias especialidades na urgência e emergência a partir do dia 4 de abril.
Conforme a instituição a medida foi tomada porque o hospital não é público e, sim, filantrópico particular e, para atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conta com verbas de convênios provenientes da esfera federal, estadual e municipal.
Porém, de acordo com a Santa Casa, a prefeitura cortou as verbas e sem este repasse financeiro, o hospital alega que o valor que recebe não é suficiente para pagar todas as despesas.
Segundo ainda a Santa Casa, a partir de abril, serão mantidos presencialmente apenas um médico clínico geral, um pediatra e um ginecologista/obstetra, além de plantões à distância de um cirurgião geral, um ortopedista e um anestesista. Também serão encerradas as cirurgias eletivas pactuadas em convênio próprio com o município.
Serão encerrados os atendimentos especializados destinados à Covid-19, sendo pacientes suspeitos ou confirmados referenciados para unidades de outros municípios que disponham de leitos específicos .
Os casos que não puderem ser atendidos pela Santa Casa terão que ser direcionados para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou outros municípios.