Várias propriedades da cidade de Itararé têm sido alvo de vandalismo nos últimos meses. Muros são quebrados e alambrados estão sendo cortados de propósito.
A incidência das ações têm sido constante, conforme nos informou o gerente de uma propriedade localizada nos altos da Rua São Pedro. Algumas câmeras de segurança flagraram os vândalos no local e foram encaminhados para os órgãos de segurança competentes.
Conversamos com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alisson Rivéli, que nos informou que as rondas foram intensificadas nos locais denunciados com o intuito de identificar e prender esses vândalos.
O Cmt Rivéli ainda salientou a importância de a população acionar a GCM para registrar o boletim de ocorrência sempre que notarem o ilícito.
O acionamento pode ser realizado pelos telefones 153 e 199 ou pelo whatsapp da Corporação (15) 3531-2120. As denúncias anônimas serão respeitadas e o sigilo garantido, afirma o comandante.
NÃO SE ESQUEÇA: VANDALISMO É CRIME!
De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além das agravantes.
O item III do artigo qualifica como crime ‘destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia (…) contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista’.
Artigo 163 do código penal – autuada por danos ao patrimônio público qualificado contra o patrimônio da União, Estado ou Prefeitura, ou por motivos de detenção de seis meses a três.